Cinco erros capitais na hora de declarar o Imposto de Renda

Em conversa com o CEO da Toda Contábil, Valdenir Nunes, trouxemos os alertas necessários para não cair na malha fina da Receita Federal. 

  • 9 de março de 2022
  • Por Bruno Sousa
  • Jornalista da Barkus

No dia 7 de março, começou o período de declaração do Imposto de Renda 2022, e essa pode não ser uma tarefa fácil para parte dos brasileiros. Muitas dúvidas são comuns na hora de declarar o imposto, por isso, conversamos com o contador Valdenir Nunes, e trouxemos alguns erros que podem nos comprometer.

 

Bacharel em Ciências Contábeis pela UFRJ e com mais de 20 anos de carreira, Nunes tem relação de longa data com a Barkus, “desde a sua criação, quando eles ainda não eram formalizados como estão hoje”, afirma. Ele que já contribuiu com empresas multinacionais, microempresas e pessoas físicas garante que todos já cometeram algum erro na hora de declarar o Imposto de Renda. Veja abaixo alguns deles e tente não repetir:

1. Achar que não precisa declarar

Se informar é muito importante, muitas pessoas acreditam não ter renda suficiente para que seja necessário declarar o Imposto de Renda, outras simplesmente não levam o assunto a sério. Assim como em 2021, todos os brasileiros com rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 precisam declarar.

 

“Eu peguei casos recentes, em que a pessoa tinha cinco declarações a fazer. A pessoa que deixou de declarar Imposto de Renda há 5 anos, continua trabalhando na mesma empresa, com a mesma fonte de renda e fora do limite de isenção. Também tem os casos das pessoas que nunca declararam, muitos por falta de acesso e busca de informação, de entender que você é obrigado a declarar.”

2. Incluir despesas com educação que não são dedutíveis.

O que entra?

 

“Basicamente as despesas com o ensino básico, ensino médio, fundamental e ensino superior (pós-graduação também conta) do contribuinte ou dos dependentes, para filhos de até 24 anos.”

O que não entra?

 

“Então ‘Valdenir eu fiz um curso de extensão na UFRJ e posso deduzir isso?’ Não, não pode deduzir esse tipo de curso. A receita fala que a dedução da educação são custos de formação, cursos como o de idiomas também não entram.”

3. Incluir dependente em mais de uma declaração

Existem regras para que pessoas sejam incluídas como dependentes na declaração do Imposto de Renda, no caso de casais divorciados, por exemplo, não é permitido que declarem o mesmo dependente. 

 

“Há casos em que o pai declara o filho no seu Imposto de Renda e a mãe faz o mesmo. O dependente tem que constar na declaração apenas de quem detém a guarda judicial”, afirma Nunes.

4. Omitir lucro com ações

A partir do momento que você começou a investir em ações, obrigatoriamente deve declarar os ganhos como “Renda variavel”. 

 

“É um erro comum entre as pessoas deixar de recolher um imposto sobre ganho de ações. Independente se você tiver ganho nas ações ou não, você precisa adequar. O Imposto de Renda só incide quando você tem um rendimento maior que R$20 mil na venda de ações.” diz Nunes

5. Deixar para a última hora

Sabe aquele famoso jeitinho brasileiro de deixar tudo para os 45 do segundo tempo? Pois é, ele pode te complicar.


“Isso é um erro muito comum, as pessoas não se organizam para fazer o Imposto de Renda, não existe essa educação financeira e com isso muitos deixam para declarar Imposto de Renda no apagar das luzes. Isso não é bom. É importante ficar atento a quem te pagou e a quanto você recebeu ao longo do ano.” explica o especialista.

Se prepare para declarar o Imposto de Renda

O Imposto de Renda deste ano vai contar com várias novidades, como a declaração pré-preenchida, formato multiplataforma, restituição do imposto via PIX, novas informações sobre dependentes, alimentandos e muito mais. Acesse a página da Receita Federal e fique por dentro.

 

Sabendo que o tema é muito amplo, estamos preparando uma série de matérias sobre o Imposto de Renda aqui no nosso blog. Então fica ligado que em breve teremos mais artigos para te salvar do Leão da Receita.

Compartilhe esse conteúdo

CONTEÚDOS RELACIONADOS