Série “Entendendo tudo do noticiário econômico”: O que é Inflação/IPCA?

13 de dezembro de 2019
Por Nath Dumit

Todos os dias o noticiário econômico traz diversos termos que de certa forma podem gerar dúvidas, principalmente para quem não trabalha diretamente no mercado financeiro. Essa é uma preocupação a ser observada pelos investidores, uma vez que estes conceitos afetam o dia a dia de milhares de brasileiros.

Alguns indicadores podem ter um impacto maior na sua vida como os que medem a inflação, a responsável por corroer o seu salário e diminuir o poder de pagamento frente aos constantes aumentos de vários itens essenciais no nosso cotidiano. Os seus investimentos também são impactados diretamente quando isso acontece e por isso precisamos estar atentos para proteger nosso dinheiro e nossas economias.

 

Um exemplo?

Muito fácil de entender este fenômeno é quando vamos ao restaurante, consumimos o mesmo que de costume e pagamos uma conta mais cara que na semana passada. Ou quando vamos ao supermercado fazer a compra do mês e pagamos mais caro que a mesma compra feita no mês anterior.

Veja que os preços subiram, mas o seu salário não aumentou. A continuidade desse processo faz com que cada vez mais o seu poder de compra seja reduzido. Ou seja, com o mesmo dinheiro você compra menos. Isto é a chamada inflação.

 

Como afeta meus investimentos?

As consequências também afetam diretamente a sua reserva financeira (poupança). Por exemplo:

A rentabilidade da poupança no momento é de 3,15% ao ano. A inflação acumulada nos últimos 12 meses é de 3,27%. A rentabilidade real, caso você esteja guardando seu dinheiro na poupança é de -0,12%. Ou seja, na teoria você está perdendo dinheiro, e na prática, perdendo poder de compra.

A inflação SEMPRE precisa ser olhada com atenção, pois ela determina o ganho real da sua aplicação! Os produtos e serviços ficam mais caros devido à inflação e o seu dinheiro não rende o suficiente para suprir a alta dos preços.

 

E o que é IPCA?

Calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) desde 1979, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (INPCA) – também conhecido como IPCA – é o indicador oficial do Governo Federal para aferição das metas inflacionárias.

O IPCA mede a variação do custo de vida das famílias como falamos acima, com assalariados com rendimento mensal compreendido entre 1 e 40 salários mínimos mensais vigentes.

Abaixo, temos o link para a imagem com alguns produtos que são levados em consideração para o cálculo do IPCA: https://imgur.com/a/QtPQ1SP

 

E como posso driblar isso?

Existem diversos investimentos, como o Tesouro IPCA, que blindam seu dinheiro à prova da inflação. Conte com a Barkus para saber como investir nele!

Compartilhe esse conteúdo