17 de fevereiro de 2020
Por Nath Dumit

Saiba como economizar no carnaval e não deixar seu bolso de ressaca

Em outros tempos, já estaríamos com a programação dos bloquinhos de rua organizada, as fantasias de cada dia selecionadas e o hit do verão na ponta da língua. Porém, a realidade é que a pandemia transformou o Carnaval de rua em um grande #tbt no Instagram.


Mas com a flexibilização das medidas de isolamento social, mesmo que seu único plano pro feriado envolva sofá e netflix, a gente sabe que basta uma ligação dos amigos te convidando pra uma festinha, a postagem de uma influenciadora digital na casa de praia ou um story de pizza pra dar aquela vontade de mudar a rota do carnaval e acabar gastando um dinheiro que não estava previsto no planejamento financeiro.


Se isso já aconteceu com você, relaxa, você não é a única pessoa a ser influenciada pela família, amigos ou redes sociais. Os responsáveis por isso são os vieses comportamentais da natureza humana, e tem até nome: a prova social.  


Quer saber como não cair nessa e economizar no carnaval? Continue lendo que vamos te mostrar como ficar de olho para só gastar o quanto você realmente pode no carnaval! E nem um centavo a mais!

Mas afinal, o que é prova social?

O conceito de prova social explica que as pessoas costumam validar suas ações, se espelhando e copiando o que outras pessoas fazem.


Ou seja, é a influência que o comportamento dos outros exerce em nós, principalmente quando não sabemos bem o que fazer. Nessas situações, temos a tendência de ver o que os demais estão fazendo e nos guiar a partir daí.

Muitos profissionais de marketing se aproveitam dessa característica comportamental para vender um produto ou uma ideia. É como se seu poder de decisão estivesse “hospedado” na parte irracional do seu cérebro no momento que a oferta de compra é apresentada. Por isso, você acaba tomando uma decisão no calor do momento, sem refletir muito. 


Tenho certeza que você já comprou um produto ao considerar a indicação de alguém e no final percebeu que nem era aquilo que queria, né?


Essas tendências podem levar a desvios sistemáticos de lógica e decisões irracionais. Mas a boa notícia é que todos esses vieses são frequentemente estudados na economia comportamental e existem técnicas que podem te afastar das armadilhas da prova social. 

Mas porque saber disso pode me ajudar a economizar no carnaval?

Já ouviu dizer que o primeiro passo para corrigir um problema é reconhecer que ele existe? No mundo das finanças pessoais essa é uma grande verdade. Por isso, é muito importante que você entenda o seu comportamento e as suas reais necessidades, pois só assim é possível criar um planejamento financeiro que corresponda à realidade.

 

Para que você comece o exercício de entender o que realmente importa no seu orçamento, separamos situações que são bem comuns nessa época do ano e algumas dicas que você pode seguir para economizar no carnaval.


1. Comprar ingressos de festas e eventos

Com o estreitamento das medidas de isolamento social já estão liberados alguns eventos com lotação limitada e apresentação do passaporte da vacina.


Ver todos os seus amigos postando os preparativos para um desses eventos pode ser a deixa perfeita para abandonar o plano de passar o carnaval em casa de pijama.


Mas acontece que a grande maioria desses eventos são privados, e cobram entradas que nem sempre tem um preço atrativo. Quando o ingresso é vendido em lotes, por exemplo, a situação é ainda pior, pois ao comprar de última hora os preços ficam bem mais altos.


Então, se você não se programou para esse gasto, o melhor é avaliar bem a situação, sem interferências internas, como a insistência dos amigos. Talvez no final das contas você vai perceber que a melhor opção é se jogar no sofá, acessar a netflix e aproveitar o feriado para descansar e fazer o que você realmente gosta. E de quebra, ainda economizar.

2. Exagerar nos pedidos de delivery ​

Se você escolheu ficar em casa, não pense que isso é o suficiente para economizar no carnaval. A tentação do delivery ainda pode estar rondando a sua mente, afinal, aquele anúncio da pizzaria bem na hora do jantar parece uma proposta irrecusável, né? 


Antes de mais nada, entenda: não vamos falar para você passar fome ou vontade de comer algo gostosinho no feriado!!! Mas a dica aqui é: não se deixe influenciar.


É normal que mesmo tendo pão, carne e salada em casa, o hambúrguer do aplicativo de comidas pareça mais apetitoso. Mas na maioria das vezes ele também sai mais caro. 


Por isso, para evitar gastar mais do que o necessário comprando guloseimas, vocẽ pode estabelecer uma quantia fixa no seu orçamento destinada para pedir comida ou quem sabe até comer fora. Assim, você pode se divertir sem passar da conta.

3. Ir em busca da fantasia perfeita ​

Sabemos que tem gente que gosta de usar uma fantasia digna de desfile de escola de samba, mas você não precisa gastar rios de dinheiro comprando uma fantasia pronta ou que está na moda.


Se quiser e estiver dentro do seu orçamento, vá em frente! Mas saiba que dá para aproveitar o carnaval sem estourar o orçamento só na fantasia.


Para quem ama um “faça você mesmo”, pode ir a uma loja de materiais e comprar tudo que precisa para criar a sua fantasia. As lojas que vendem materiais como tecido, lantejoulas, arcos e outras coisas vão ter um preço mais em conta do que uma fantasia pronta.


Mas não quer ter trabalho criando fantasias? Você não precisa! Olhe seu armário, pegue umas roupas coloridas, capriche no glitter e vá curtir seu carnaval.

4. Programar uma viagem de última hora​

Se você quer fugir das aglomerações, mas mesmo assim curtir o carnaval, uma viagem pra praia ou campo parece uma boa opção, né? Mas pra viajar com segurança é preciso se planejar. Então, se vocẽ quer economizar no carnaval, preparar uma viagem de última hora não é uma boa opção. 

 

Mesmo que você tenha dinheiro suficiente para passagem, hospedagem e alimentação para um final de semana inteiro, sair com seu limite do cartão completamente comprometido ou a conta zerada não é uma boa opção. 

 

Viagens e imprevistos caminham lado a lado, por isso é sempre bom ter uma reserva de emergência para lidar com situações inesperadas.

5. Chamar um transporte por aplicativo​

“Se a passagem do transporte público é R$4,00 e a tarifa do transporte por aplicativo está R$12,00, compensa, né?” Não, não compensa!


Por mais que na empolgação do momento pareça uma boa opção, se esse comportamento se repetir por vários dias, no final do mês boa parte do seu dinheiro pode evaporar no transporte por aplicativo.


É até justificável pedir um carro quando você está atrasado, por exemplo. Mas no carnaval o intuito é relaxar, então está tudo bem ficar alguns minutinhos a mais no caminho.


Além disso, existem vários aplicativos de mobilidade urbana, como Moovit, que fornecem informações sobre horários, trajetos e pontos de parada de ônibus, trens, metrô ou qualquer outra opção de transporte público disponível na sua cidade.

6. Se empolgar com a bebida alcoólica ​

Se você fez o planejamento financeiro de março, aposto que a cervejinha do carnaval já está no seu orçamento. Mas o problema é que depois de alguns goles pode ser difícil parar de beber quando atingimos o limite de gastos diário.

 

Por isso, a dica é levar a sua bebida de casa ao invés de comprar no local. Passe em um mercado, compre tudo que for beber (não se esqueça da água, e?), coloque em um cooler ou bolsa térmica, ponha gelo e aproveite!

 

Assim, você consegue beber exatamente a quantidade que estipulou, e na quarta feira de cinzas nem você nem seu bolso acordam de ressaca.

Se jogue no carnaval do seu jeito!

Independente da programação que escolher para esse carnaval, o importante é ficar de olho nas situações de provas sociais durante o feriado. Para isso, sempre se questione se o seu dinheiro está sendo gasto em algo que você realmente quer ou se está apenas se influenciando por outras pessoas.


Ninguém quer ficar o resto do ano sem dinheiro por ter gasto tudo em um único final de semana, né? Por isso, aproveitar o carnaval do seu jeito, seguindo o planejamento financeiro, é a melhor opção para curtir o ano inteiro.

Em nossas redes sociais, temos vários posts com dicas que podem te ajudar a navegar rumo a uma vida financeira saudável e equilibrada.


Corre lá para ver!

Compartilhe esse conteúdo