Oi pessoal, como vocês estão? Vamos dando sequência para nossa série de dicas para a jornada da independência financeira. Já falamos da importância de ter um controle financeiro e como desenvolver esse hábito.
Por isso, hoje vou falar sobre algumas ferramentas que podem te ajudar na prática. Bora?
1. Papel na carteira:
É possível que você seja old school e goste de anotar os gastos no papel. Se este for o caso, você pode carregar consigo um caderninho ou, para economizar espaço, nossa planilha de controle impressa e dobrada em 4 dentro da carteira, junto com um lápis pequeno.
Além disso, ainda é possível levar as informações anotadas para outra ferramenta de controle, como no celular.
2. Criar um grupo com si próprio no WhatsApp:
Apesar de sempre rir com essa dica, ela realmente funciona: crie um grupo chamado minhas contas (ou qualquer nome que você ache relevante), adicione qualquer pessoa e exclua em seguida e fixe ele no topo da sua lista de conversas.
Pronto, seu grupo de uma pessoa só para contas está pronto. Outra sugestão é escrever no Keep, uma espécie de bloco de notas que pode ser acessado tanto pelo celular quanto pelo computador, usando sua conta do Google.
3. Aplicativos para controle financeiro:
Em terceiro lugar, hoje em dia existem diversos aplicativos dedicados a finanças pessoais. Por isso, a Barkus criou uma lista com tutoriais de uso para diversos apps, você pode acessar aqui.
Eu gosto bastante do Mobills, mas você vai descobrir qual funciona melhor com seu dia a dia.
4. Estabeleça um teto de gastos para cada categoria:
Não consegue anotar os gastos propriamente ditos nem com reza braba? Em primeiro lugar, estabeleça um teto de gastos para cada categoria.
Uma técnica bem legal para isso é a dos envelopes. Você pode ver mais detalhes aqui.
5. Planilha da Barkus:
Por último, essa planilha incrível foi construída pelos nossos deuses do Excel, é super completa e ainda te oferece opções de análise de gastos. Baixe ela aqui e assista o tutorial de como usá-la aqui
Ferramentas para controle financeiro
Agora, você já tem o material e as dicas necessárias para começar a criar o hábito do controle financeiro e não se perder nas contas. Faça o teste e comece a seguir as dicas para você ver os resultados.
Por hoje é isso pessoal. Espero ter ajudado vocês a darem mais uns bons passos largos rumo a independência financeira. Qualquer dúvida, estamos aqui e nas redes sociais.
Beijos e boletos quitados,
Nath da Barkus.
Compartilhe esse conteúdo