Conheça mais a Barkus pelas palavras do nosso CPO, Marden Rodrigues! #quemfazacontecer

9 de fevereiro de 2021
Por Bia Santos
Marden, conta um pouco para gente sobre sua carreira e seus interesses!

Como começou a ideia da Barkus?

Eu lembro da primeira vez que fomos chamados para fazer uma palestra. Era para uma escola e teríamos cerca de 90 alunos de ensino médio participando. Antes do dia chegar, eu fiquei apavorado. Cheguei a treinar com a Bia e o Wallace (antigo fundador da Barkus) como seria nossa apresentação e realmente me esforcei para montar slides bonitos (hehehe). Mas, durante a apresentação, não havia pavor algum! Nos conectamos com as pessoas. Falamos com brilho nos olhos sobre a importância da educação financeira e saímos com a sensação de ter mudado o mundo particular de alguns ser-humaninhos. Eu, pelo menos, saí assim…

O pensamento era só um: “eu quero mais disso”.

Porém, as coisas não são fáceis… Tínhamos que estudar e trabalhar e simplesmente largar tudo para empreender não era uma opção. Por isso, fomos mudando de emprego, acumulando dinheiro na reserva de emergência até sentirmos segurança de nos dedicarmos em tempo integral. A ideia da Barkus já estava ali, abastecida pela minha vontade de me sentir vivo ao levar educação financeira para as pessoas, mas alcançar esse sonho foi um processo.

Quando você percebeu que a Barkus tinha potencial de ser seu projeto profissional?

A educação financeira tinha entrado na minha vida em 2012, mas a Barkus só foi fundada em 2016. Então, de certa forma, demorei a encarar o assunto de forma séria e como um projeto de carreira. Mas, nesse mesmo ano de 2016, tive experiências negativas que me fizeram acordar.

Em primeiro lugar: entrevistas de emprego.

Eu estava louco por uma oportunidade, mas não conseguia… Resquícios da crise de 2015. Porém, duas entrevistas (com pessoas diferentes e de empresas de ramos diferentes) foram marcantes. Afinal, com as suas próprias palavras, disseram para mim a mesma mensagem: “Você tem certeza de que quer estar aqui? Suas palavras dizem sim, mas seu histórico mostra que é para o seu projeto de educação financeira que você quer se entregar. Por que não se dedica mais a ele?”

Guardei aquelas experiências no bolso e segui procurando um emprego…

Felizmente, pouco tempo depois eu consegui! Em uma empresa do mercado financeiro muito legal, diga-se de passagem.

Tudo ia bem, até que fomos chamados para dar nossa primeira palestra como Barkus no prédio da bolsa de valores e cheguei atrasado no trabalho por causa disso. Fui chamado para conversar e levei um mini esporro. Como já estava com vontade de parar de usar sapatos sociais da Leader que machucavam meus pés e de ter liberdade no trabalho para sentar no chão para interagir com as pessoas, decidi que ali não era bem o meu lugar. Foi muito triste dizer adeus ao vale refeição de 33 reais por dia…

Mas, foi assim que educação financeira se tornou um projeto profissional sério na minha vida.

E conta para gente como você encara essa posição multifacetada que exerce hoje de gestor, professor, líder...

Eu tenho dificuldade até hoje de falar o que eu faço. Porque é isso mesmo… Em uma hora, estou analisando planos de aula, na outra estou fazendo reuniões com grandes empresas. De repente, estou mexendo com tecnologias complexas que eu nem conhecia há pouco tempo para determinados projetos funcionarem bem… E, em um piscar de olhos, estou em sala de aula de novo, ao vivo ou através da gravação de vídeos.

Uma coisa há de comum em todas as funções: a gestão de equipes. Algo que sempre é desafiador, mas que me regenera quando penso que posso confiar nas pessoas que trabalham comigo. Seguimos por aí usando o Sol em Virgem para organizar processos, o Ascendente em Capricórnio para trabalhar feito um corno mesmo nos domingos e a Lua em Touro para pagar uma pizza pra geral no final do expediente.

E para fechar, qual mensagem você gostaria de passar através da Barkus?

No fim, não há como escapar de quem você é. Então vai com tudo, bb. Mas, se planeja…

Compartilhe esse conteúdo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin